Feedis News

Acompanhe as últimas notícias do agronegócio no Brasil e no mundo.

image.png

FiberDay Conference Brazil eleva a atenção sobre as fibras funcionais na suinocultura

  • 27/04/2020

Evento realizado em Toledo (PR) e Chapecó (SC), 10 e 12 de março respectivamente, apresentou para mais de 200 profissionais da suinocultura a gama de benefícios do uso das fibras no segmento.

Salto, 27 de abril 2020 - Pelo segundo ano consecutivo a Biosen (Salto/SP), empresa austro-brasileira especializada em nutrição e saúde animal, organizou o encontro técnico-científico sobre o uso de fibras funcionais em dietas de granjas suinícolas de alta performance.

De acordo com Fernando Toledano, Diretor Geral da Biosen, o uso da fibra funcional e sua eficiência na performance em fêmeas hiperprolíficas ano a ano ganha a atenção pelos ótimos resultados obtidos em todo o país. “Os ganhos produtivos pelo uso das fibras funcionais em granjas de alta performance é uma realidade. Por isso a Biosen criou o FiberDay Conference Brazil, evento que em sua segunda edição estabeleceu debate de alto nível reunindo nutricionistas e autoridades de importantes centros de pesquisa do Brasil e internacional", informa.

Entre os participantes os presentes contaram com a palestra do professor e pesquisador Bruno Silva (UFMG) que trouxe para os participantes o tema “Comportamento e manejo alimentar de fêmeas de alta produtividade em países tropicais".

De acordo com ele, pesquisas acadêmicas realizadas em granjas comprovam na prática que a utilização da fibra funcional junto a ração melhora sobremaneira a sobrevivência de leitões após o nascimento, bem como a qualidade gestacional das fêmeas e o menor tempo para o processo de parto. “O bem estar animal, a melhora da estabilidade hormonal, o aumento de peso e a maior produção de leite são outros aspectos importantes que observamos em nossas pesquisas junto as propriedades que utilizam a fibra funcional", salientou Bruno Silva.

Destaque para o entendimento do comportamento e manejo alimentar de fêmeas de alta produtividade. Isso porque cada vez mais granjas nacionais contam com fêmeas hiperprolíficas com média de 30 leitões/nascidos/ano e nestas regiões por onde passou o FiberDay se torna determinante o suporte nutricional mirando a integridade estrutural e integridade intestinal dessa categoria de animais.

“Apresentei nas duas etapas pesquisas acadêmicas realizadas em granjas que comprovam na prática que, pela utilização da fibra funcional junto a ração, há considerável melhora na qualidade gestacional das fêmeas, redução do tempo para o processo de parto e, por fim, há melhora substancial na qualidade e sobrevivência de leitões pós nascimento", destacou Bruno e acrescentou: “Elas contribuem também para o bem estar animal, na estabilidade hormonal, no aumento de peso e na maior produção de leite."

O CEO da Nubiote Consulting (França), Pierre Lebreton, abordou a “Experiência Europeia na nutrição de leitões com foco em saúde intestinal e desempenho zootécnico pelo uso de fibras funcionais" e deixou claro que “quando se decidi sobre os ingredientes que estarão contidos na alimentação animal o perfil da dieta poderá mudar a microbiota". Uma afirmação atestada por sua experiência europeia na nutrição de leitões com foco em saúde intestinal e desempenho. “Comprovamos que o uso da fibra funcional auxilia sobremaneira na qualidade intestinal e com efeitos extremamente promissores no controle de patógenos", inseriu.

Na avaliação de Fernando Toledano, a 2ª edição do FiberDay Conference Brazil foi marcada pelo ávido interesse dos profissionais ligados à nutrição animal das principais suinoculturas e cooperativas do Paraná e do Oeste de Santa Catarina.

De acordo com ele, a evolução das linhagens genéticas vem desafiando a indústria de nutrição e os vieses estão direcionados para o manejo nutricional das porcas. “Mostramos que o uso do OptiCell contribui na fisiologia digestiva do animal, mantendo as fêmeas suínas em um estado glicêmico prolongado. A consequência disto é visto principalmente em uma melhora substancial no peso de leitões ao nascimento e uma melhor produção de leite das porcas. Além disso, foi demonstrado que com estado glicêmico mais prolongado há diminuição nas principais causas de mortalidade, reduzindo a taxa de descarte de fêmeas do plantel."

Portanto, avalia Luciano Heis, Gerente de Negócios da Biosen, o Fiber Day se torna uma ferramenta anual de apoio e serviço com objetivo alimentar, trocar e atualizar conhecimentos entre participantes e convidados com o que há de mais moderno em alternativas tecnológicas para eficiência produtiva na suinocultura moderna do Brasil e no mundo.

Equipe comemora o resultado das duas etapas do FiberDay 2020.
Equipe comemora o resultado das duas etapas do FiberDay 2020.
  • Quality

    Feedis guides its processes according to the requirement of Good Manufacturing Practices and International quality standards such as GMP +.

    In our company, quality management is present since the homologation of suppliers, through import, storage and transportation process, in order to guarantee the delivery of a safe and certified quality product.

  • Sustainability

    Sustainability is another important pillar of Feedis and also of all partner companies, focused on making a difference to the environment, either through its processes as well as in its products.

    Certified
    partners:
  • Research and Innovation

    We constantly invest in research and innovation through partnerships with educational institutional and research centers that are reference in Brazil.

    Thus, we always seek to prove the effectiveness of our products acclimated to the Brazilian production ecosystem.

    Contact us